sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Materiais necessários p/ Aplicação de Patchwork

Boa tarde Meninas..

Hoje uma amiga minha de trabalho me perguntou quais seriam os materiais para fazer uma aplicação, porque ele achava lindo os trabalhos mais não tinha noção de como o tecido fixava antes da costura (ponto caseado). Então me veio uma idéia de colocar +/- como funciona o processo.

Esses materiais e o passo-a-passo do que é necessário e de como proceder é apenas para a aplicação do Patchwork, não se usa máquina de costura ou régua, é tudo feito a mão.


1º passo: Escolher o molde para a aplicação;




2º passo: Escolher os tecidos para a aplicação do molde. Os tecidos devem ser de algodão.






3º passo: Usar linhas para bordar e agulhas nº9 (porque é mais fininha e o trabalho fica mais bonito).



4º passo: Antes de cortar o tecido para a montagem, deve-se lavar o tecido com água e sabão neutro para tirar a goma e assim se ele encolher, não vai estragar o trabalho.
5º passo: Comprar o termocolante para a aplicação do molde no tecido. Deve-se usar o termocolante aproveitando todos os espaços, porque costuma ser um pouco caro ($). Para ativar o termocolante em cima do tecido de algodão, usar o ferro de passar, não deixar muito tempo em cima do trabalho, porque o calor do ferro pode fazer o termo perder a cola, por isso passar no máximo uns 3 segundos.
6º passo: Recortar o desenho com uma boa tesoura e aplicar o molde que já vai estar fixado no tecido de algodão, no seu trabalho desejo, exemplo, em guardanapos, camisetas, capas para almofadas, etc... Aplicar novamente com o ferro de passar roupas, tem que ficar bem fixado o desenho na base.






9 comentários:

  1. Olá flor!!!

    Já vi que vams nos dar muito bem, vc tb adora patch!!!
    Ai que delicia!!!
    Flor sua inscrição foi feita com sucesso!!
    Boa sorte!!!

    Bjinhos e um lindo domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone.
    Vim te fazer uma visitinha.
    Suas explicações estão formidáveis.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone! Mais uma vez agradeço a confiança e preferência em adquirir o papel heat' n bond pelo blog. Tb estou te seguindo, como vc sou completamente apaixonada por patchwork e patchcolagem, juntas somamos na rede de amantes de arte com retalhos, parabéns por seu blog e por sua disposição em dividir informação com todas. Em breve postarei novidades no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este pap esta demais de bom menina!! Adorei!! Sucesso e continue fazendo pap's maravilhosos como este!!
    Bjo!!
    Andreza

    ResponderExcluir
  5. Olá,foi muito bom eentrar em seu blog pois andei fazendo umas coisinhas erradas,rsrsrs com a primeira tentativa de fazer patchwork,agora não irão acontecer mais,obrigada por passar adiante suas experiencias...visita meu blog,felicidades!!!http://blogadrilulajo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi amei seu blog e seus trabalhos estou louca pra fazer também patchwork, mas ainda não sei fazer, gostaria muito de aprender... onde posso encontrar um passo a passo... quero fazer uma cortina com sapinhos pra minha cozinha... mil beijos!!
    Carina - Mococa - SP

    ResponderExcluir
  7. por favor, o termocolante é colado no tecido que é a base? ou na aplicação?
    marciaalfaia60@hotmail.com
    me responda por favor, não posso pagar curso

    ResponderExcluir
  8. Estou meio perdida ainda por aqui, se alguem puder entrar em contato naddyajardim@gmail.com ou entao o mesmo so que htomail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, e já estou participando dele.
    Estou aprendendo a fazer patchcolagem...
    Dá uma passadinha lá no meu blog, se gostar, participa também e deixa um comentário...

    Um beijo!
    http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir