segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SOCORRO AMIGAS...

Boa Noite Meninas...
Preciso de uma aju
dinha de vocês, porque já estou até desanimada com as minhas costurinhas, vou explicar o que acontece. Estou tentando fazer bainha nos guardanapos e toalhinhas, para depois fazer a aplicação de Patch e tentar deixar a cozinha da minha mãe mais colorida.
O problema é que não estou conseguindo fazer as dobrinhas da bainhas ( é necessário dobrar
2x para não desfiar o pano, certo?), estão ficando tortas, sem rumo nenhum e quando eu acho que está dando certo, é porque o pano escapou da máquina. Aaaafffff.
Comprei uns tecidos, recor
tei certinho um retângulo, prestei atenção na costura e mesmo assim saem horrÍveis.
O que quero de vocês... Existe alguma técnica para deixar as bainhas menos tortas? Nem precisa estar reta, se eu conseguir fazer sem retorc
er o pano já é de uma boa ajuda. ('-')
Meninas eu preciso colocar alfinetes também??? É que o espaço para a costura é tão pequeno.
Fui pedir ajuda para minha vizinha que é costureira, mais ela apenas me respondeu que é prática. Acho que ela tá com medo de eu aprender a costurar e tirar a freguesia dela, mal sabe ela que eu só quero aprender para passar costura nos meus guardanapos e fazer trabalhinhos para mim, nada mais que isso. Reconheço que é necessário prática, mais ela bem que poderia ter dado alguma dica, qualquer coisa serveria.
Quero mostrar as fotos do desastre
que estou falando. Dá até vergonha de postar isso. kakakakaka Espero que vocês compreendam e possam clarear um pouco minhas costuras, porque até estou costurando reto quando é para pregar os tecidos, mais bainhas, sem comentários. rs*

Cliquem em cima da foto, porque assim ela aumenta e dá pra ver as imperfeições melhor. ('-')

Esses são as três toalhinhas de mesa que tentei fazer. Duas pequenas e uma grande.

Prestem atenção no canto de cima esquerdo da foto, está todo torto pra dentro, a toalhinha não para retinha.

Aqui a costura toda engrugida, torta, na verdade não tem nem definição. kakakaka

O retângulo da toalha dobrado ao meio ficou desse jeito. Nem parece que estava cortado com medida, de tão torta que ficou.

Meninas agradeço desde já toda a ajuda que vocês puderem me dar.
Boa Noite. Bjos!!!

28 comentários:

  1. OI!
    Dei algumas gargalhadas com o teu comentário.
    Realmente, a prática ajuda muito, mas algumas regrinhas para quem não tem essa prática, tb ajuda.
    Vc pode marcar as dobras à ferro e depois alinhavar, antes de costurar.
    A função do alinhavar é não deixar as rugas no tecido depois de costurado. Após a costura é só retirar o fio de alinhavo.
    Vc não pode esticar o tecido durante a costura, ele deve correr solto.
    Outra forma é fazer com viés, que pode ser comprado pronto ou feito com o próprio tecido. Eu costumo colocar o viés reto, ou seja, não envieso o tecido e corto uma tira reta de 3 cm ou mais conforme a necessidade.
    Para quem não tem experiência, é necessário alinhavar tb, para dar certo. Se ficou bonito alinhavado, então após a cstura tb vai ficar.
    Espero que tenha ajudado.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Simone ! Olha, minha experiência com costura não é muita não, mas me diz uma coisa... esse tecido que você usou é 100% algodão ? Porque pela foto tá parecendo que é bem fininho, to errada ? Se for um tecido assim como to achando que é, tipo de lenço, a bainha tem que ser feita a mão. Espero ter ajudado.

    bjobjo

    ResponderExcluir
  3. É amiga... a Silésia e a Dricca tem razão!!
    Primeiro o tecido.. quem esta iniciando na máquina é muito ruim usar tecidos que não sejam de algodão.
    Segundo o ferro.. lembre-se sempre que ele é o teu melhor amigo!! Sempre!!!
    Marca a dobra e alinhava como a Silésia falou, vai ficar bem melhor.
    Terceiro... a prática, ela é que vai te ajudar... sugestão... pega um paninho de forro, tipo pano americano, e treina bastante, costura reta, curvas tudo!!
    Depois os alfinetes, eu uso sempre qdo posso. Ajuda bastante... e por último e mais importante, mantenha a calma e observe sempre o pézinho da máquina, observe como vc começou e tente ir seguindo ele com os olhos, ajuda muitoooo!!!
    Adorei e ri muito com o teu post!! Ficou ótimo!!!
    Beijocas e boa noite minha linda!!
    Andreza

    ResponderExcluir
  4. Si, minha querida, tenha calma e não desista.
    Talvez mesmo seu tecido não seja 100% algodão, mas mesmo assim dá pra fazer na maquina. E já fiz várias bainhas em crepe de seda e mousseline de seda, só que há necessidade mesmo de alinhavar. Comece dobrando cerca de um centímentro do tecido e passe a ferro, em seguida dobre novamente, passe o ferro, alfinete e alinhave. Somente quando verificar de que está tudo certinho é que vc passa na máquina.
    Para que a costura fique retinha, guie-se pelo pezinho da máquina. Abaixe-o sobre o tecido e vá seguindo devagar, sempre com a mesma distância do tecido e pezinho. Ai, não sei se deu pra entender, é que é difícil de explicar em palavras.
    Eu te aconselho a treinar primeiro num outro tecido pra vc ver se deu certo, daí vc parte pras toalhinhas.
    Agora, vamos falar algumas verdades. A pessoa a quem vc pediu ajuda agiu de muita má vontade, pq ela poderia, mínimo, ter te
    mostrado num pedaço de tecido como se faz.
    A questão da prática é a seguinte: quem não começar nunca vai adquirir prática, e para começar tem que se aprender, porque ninguém nasce sabendo, porque se fosse assim a vida seria muito chata.Imagine a gente nascendo sabendo tudo! Estamos neste mundo para aprender, e para isso temos que ter alguém que nos ensine, pq essa pessoa que ensina, um dia, tb precisou aprender!
    Então, minha menina, desmanche sua costura, passe a ferro, e suas toalhinhas estarão novas e prontas para recomeçar!
    Uma pena morarmos tão distantes, pq eu teria o maior prazer em te ajudar e te orientar. E o que precisar, é só perguntar,ok?
    Sabe, voce, a Roberta, a Andreza e a sua xará do Simone Patchcolagem me ajudaram muito, me orientando, me passando riscos, e na primeira aplicação, eu colei, arranquei tudo, colei de novo, joguei tecido fora, e depois de algumas tentativas consegui fazer a primeira aplicação, daí o bicho pegou, pq já estou viciando!
    Estou dizendo isso pq sei que vc vai viciar na sua maquina linda! já já vc vai estar craque, e aquela tal costureira que se cuide!
    um grande beijo e estou aqui pro que der e vier!

    ResponderExcluir
  5. kkk... oi flor, eu tbém tô rindo e me lembrando de minhas experiências passadas... as meninas já falaram tuto!!! e pra completar se for tecido colorido use linha da mesma cor em cima e em baixo... eu, como tenho overloque em casa, passo em todas as laterais do guardanapo e faço a barra somente com uma dobra... minha barra fica com 1cm... e como já foi dito ferro e alinhavo são parceiros pra quem está aprendendo... eu tbém uso alfinetes... bata com martelo as pontas pois geralmente ficam bem grossas o que emperra na hora de costurar ... e no mais treino e paciência, você vai conseguir... bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom, só tenho a confirmar o que as amigas aí de cima disseram. Não desanime, eu também apanhei muito antes de conseguir fazer uma bainha direito! Hoje em dia, dependendo do pano, eu já consigo fazer direto, sem alinhaves ou alfinetes. Mas foi depois de muita surra!

    ResponderExcluir
  7. Oi Si! Eu sou nova nesse mundo da costura, mas acho que as meninas já disseram tudo. Use o ferro, alinhave, tenha calma que tudo vai dar certo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone, eu tbm estou passando pela mesma situação kkkk mais estou alinhavando com linha e o ferro é o meu melhor amigo... beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi querida Simone,
    Só vou comentar prá mandar beijo e força, porque já responderam certinho.
    Passe a ferro, NÃO puxe o tecido (a máquina puxa sozinha) e no começo alfinete.
    E realmente, se o pano for fininho fica complicado, o melhor mesmo pra quem tá começando é o algodão!
    Que bom que você não desistiu e pediu sujestões, assim, logo, com mais prática você vai fazer coisas muito lindas!
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga,

    As dicas são as melhores possíveis, siga e você vai bem.

    Um beijo e boas costuras....

    ResponderExcluir
  11. Si, ontem, quer dizer na madrugada, qdo eu escrevi pra vc, eu não contei o que aconteceu ontem aqui em casa.
    Minha filha comprou um vestido de viscolycra modelo balonê, e como não tinha forro, tinha apenas uma faixa mais apertada na barra, o vestido ficou simplesmente uma linguiça nela.
    Qdo ela chegou do trabalho disse: mãe quero costurar, posso usar sua máquina?(ela sabe que tenho ciúme da minha máquina). Eu deixei pq ela tem muita vontade de aprender. Pois bem, ela ajustou a faixa da barra pra que ela subisse nas pernas e formasse o modelo balonê. De repente, eu estava secando meu cabelo, ela veio toda frustada pq a costura de um lado estava certinha, mas do outro estava tudo embolado de linha! Eu disse pra ela desmanchar tudo e fui ver o que acontecia. Ela simplesmente não tinha passado certinho a linha na máquina. Ela refez, a costura ficou boa, mas o vestido formou dois bicos nas laterais. Ela ainda disse que o barato sai caro (pagou R$ 20,00 pelo vestido). Daí, como eu tb não sei como arrumar, eu aconselhei que ela levasse numa pessoa que faz ajustes e barras aqui pertinho de casa. Aqui na minha rua está forrado de lojas de aluguéis e vendas de roupas pra festas, portanto tem várias lojinhas de consertos e ajustes de roupas.
    Isso tudo eu estou te contando pra vc entender que todos temos que tentar, mesmo errando, temos que tentar novamente!!! um grande beijo e tente mais, e mais, porque vc é capaz e eu tenho certeza de que vc consegue, e tem mais: eu adoro vc! bjs

    ResponderExcluir
  12. Meninas quero agradecer de todo o coração pelas explicações, eu nem pensei no ferro, mais depois que vocês falaram, me abriram os olhos. rs*
    Os alfinetes vou comprar uma caixinha cheia deles correndo, porque os que tenho em casa são mto grossos e os furos ficam aparecendo no tecido.
    E respondendo, o tecido não era mesmo o algodão, peguei o Oxford, me falaram que ficava melhor para toalhinhas, :(
    Obrigadão Meninas!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Simone,
    As amigas já te deram dicas ótimas.
    Mas não custa dar uma olhada no site da singer:
    http://cortandoecosturando.com/dicas.html

    O que você quer é a bainha de lenço.
    Use tecido de algodão, que não escorrega e não desfia e o melhor amiga da costura: o ferro de passar roupas.
    Beijocas amiga,

    ResponderExcluir
  14. Si, agora qdo vi seu recadinho e li que o tecido é oxford, eu tenho certeza de que dá sim pra fazer a bainha! Eu já usei esse tecido pra fazer um caminho pra mesa qdo eu estava no meu "momento pintura em tecido) e deu certo! Tente com ele mesmo novamente que vai dar certo pq o oxford não é um tecido fininho. bjs

    ResponderExcluir
  15. ah, cuidado pra não queimar qdo foi assentar a barra pq o oxford é um pouco sintético e fácil de queimar. Convém vc colocar um paninho de algodão sobre ele pra passar o ferro. bjks

    ResponderExcluir
  16. Si, como também sou aprendiz, minha professora orientou o seguinte para esta fase inicial: Comprar viés de 2 cm de largura passar a ferro, dobrando ao meio, alinhavar (com linha de cor bem diferente para facilitar a retirada depois) no tecido que deseja embainhar e costura reta nele! Há alguns tipos lindos de viés... xadrez, floral, etc. Vc pode comprar combinando com a cor do tecido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Si, como vc me perguntou lá no meu blog vim responder aki tbém: eu via minha sogra bater com martelo os cantos grossos principalmente das calças jeans quando ela tinha que fazer algum reparo e sempre que faço alguma costura que tem cantos grossos tbém uso um martelo de plástico (daqueles de carne) e fica bom, ajuda na costura... bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Si!
    só agora vi seu post, menina, que bom que temos amigas, né! todo mundo dando aquela ajudinha, que legal!!!
    bom... eu num sei costurar nada, só casear e olhe lá!
    mas o que eu posso te dizer é: tentar sempre e desistir jamais, ok!!!
    big bjus

    ResponderExcluir
  19. Nossa Si, vivendo e aprendendo....eu estou rindo aqui com esse história do martelo e achei ótima! e vc vê que é coisa antiga, pois a Leide disse que via a sogra fazer isso.Achei boa a dica.
    Então, pra desmanchar vc pode usar aquela pecinha de desmanchar costuras (vende em qualquer bazar de aviamentos), ou então utilize mesmo a tesoura, mas sempre com cuidado para não cortar o tecido. Depois passe pra tirar as marcas.
    Vou te contar: ontem a Débora foi desmanchar a costura (aquela que saiu embolada) e acabou fazendo um furinho no vestido! Mas, ela já esqueceu, pq a cada dia tem uma novidade. Hj é: o DVD do Michael Jackson que ainda não chegou e a tatuagem que ela vai fazer. Já viu né, vou ter que fazer a minha tb, pq sou mãe solidária!!!bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Este teu post rendeu, hein. Muitos dispostos a te ajudar. Legal. Aproveite bem todas estas dicas.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, querida, não desiste não !!! Insiste e persiste, que você só ganha ! As dicas estão todas aí em cima. E não se esquece que o ferro é teu melhor amigo kkkkkkkkkk quem diria, né ?

    bjobjo !

    ResponderExcluir
  22. Oi Simone.
    As amigas já deram as dicas mais importantes.
    Mas aconselho voce a usar tecidos de algodão,até ter prática.
    Este voce demanche tudo com cuidado.
    Passe a ferro,novamente passando marque a dobra da costura com o ferro,mas como é trabalho pequeno voce poderá usar uma réguá e giz para marcar a costura.Dobre bem na marca.Alinhave e costure com fio polyester,sem puxar o tecido.
    Lembre-se que se o tecido é do tipo que cede e voce vai fazer croche em volta use a regulagem da máquina maior,aliás para tecidos com poliamida se usa sempre regulagem maior.
    Espero poder ter colaborado.
    abçs.Richard.

    ResponderExcluir
  23. Oi Siiii!

    Nossa, mas é só pedir socorro que teus comentáros pipocaram heim???...hehehe

    Olha, qdo eu costurava (no século passado) sabia que era muito dif´cil tecido sintético. A professora nos disse pra usar nos primeiros cortes o tecido de algodão ou linho, linhão.

    E, claro, alinhavar TUDO!!! ALINHAVE MADAME!!

    Nas aulas não podíamos usar alfinetes no lugar de alinhavo. É que senão vc pode detonar a máquina, a agulha se bater no alfinete quebra e com o tempo, de tanto quebrar agulha, ferra a máquina.

    Então pra vc que tá começando o melhor é um alinhavo espaçado, sem frescura. Alinhavar grande e sem nós.

    O ferro tb é legal, mas nas minhas aulas não era primordial. Isso depende da professora. Eu aprendi sem ferro. Mas hj já desaprendi, não costuro em máquina há mais de 10 anos e será dfícil recomeçar...rs

    Tenha um lindo dia! :O)

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  24. SOU MUITO GRATA PELA AJUDA DE TODAS VOCÊS, O QUE SERIA DE MIM SEM ESSES COMENTÁRIOS? AQUI DO LADO DE CASA TENHO UMA VIZINHA COSTUREIRA, NO ENTANTO, VOCÊS QUE MORAM EM OUTRA CIDADE, OUTRO ESTADO ME AJUDARAM BEM MAIS, ISSO SE CHAMA COMPANHERISMO E VONTADE DE AJUDAR O POÓXIMO.
    BJOS!!!

    ResponderExcluir
  25. Si, não compra o desmanchador de costuras e a essencia... eu acho que logo logo vc vai recebe-los na porta de casa....hehhe
    E quanto as amigas que estão por aqui comentando, todas com muito carinho disseram tudo!! Desistir jamais... va em frente daqui a pouco vc estara fazendo bainhas lindas!! Amei a dica da Leide, ela é uma fofa!! Eu nunca tinha ouvido falar em martelo...kkkk Mas vou experiementar!! hehehe
    Linda, vc sabe que te adoramos muito, e pelo que sinto a energia destas costureras maravilhosas que comentaram por aqui esta com vc!! Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir
  26. Amei passar por aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Nossa, vcs são mesmo amigas. Todas as dicas serviram para mim, eu tbém fiz bainhas feias e desajustadas e aprendi com vocês. Obrigada...bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi, procurando por dicas e ajuda de como embanhar tecido oxford te encontrei.
    Amei todas as dicas,e vou começar agora, hoje vou cortar, alinhavar e passar,espero conseguir.
    Beijos
    Venha ver o resultado logo, logo.
    http://marjoryartes.blogspot.com

    ResponderExcluir